sexta-feira, 4 de maio de 2012

[Notícia] Cérebro de embriões acorda antes do nascimento, diz estudo

Uma pesquisa publicada pela revista científica “Current Biology” mostra que o cérebro do embrião das aves pode acordar quando ele ainda está no ovo, antes de nascer.
A descoberta de que o cérebro desperta antes do nascimento pode valer também para outras espécies animais, inclusive para os seres humanos.
Assim como o cérebro fica acordado, ele também apresenta padrões de um cérebro adormecido em alguns momentos. A alternância entre os dois estados acontece apenas no último quinto da vida embrionária. Nos primeiros 80% desse tempo, o cérebro fica em um terceiro estado, comparável ao de uma pessoa em coma ou sob efeito de anestesia, segundo os pesquisadores.
Os cientistas estudaram também os movimentos do embrião. Antes do despertar do cérebro, aconteceram muitos movimentos espontâneos, mesmo sem atividade cerebral. Depois que o cérebro acordou, os movimentos passaram a acontecer sempre acompanhados de atividade cerebral, e o embrião não se mexia durante o sono do cérebro.
“Os últimos 30% do desenvolvimento do cérebro fetal são um período mais interessante do que pensávamos, porque é quando funções complexas que dependem da coordenação de áreas separadas do cérebro começam a surgir”, afirmou Balaban, em material de divulgação de sua universidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário: